A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (4) a Operação ‘Favens’, que investiga delitos de uma organização criminosa especializasda em tráfico de drogas. A ação também investiga o crime de associação para o tráfico, praticada por advogados de facções. A ação também acontece na Paraíba e no Rio Grande do Norte.
Cerca de 110 policiais foram desginados para cumprir 26 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão também nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Natal, Parnamirim e São José de Mipibu, no Rio Grande do Norte. Também foram feitos bloqueios de contas bancárias.
Entre os alvos da operação estão três advogados, líderes da facção apontados como responsáveis por coordenar os recentes ataques ocorridos em março deste ano em municípios potiguares.
Na Paraíba, foram cumpridos três mandados de prisão e três de busca e apreensão em João Pessoa e Campina. Nenhum jurista, no entanto, foi preso no estado. Os alvos no território paraibanos são suspeitos de crimes, como tráfico de drogas.
A ação de hoje é realizada com base no inquérito policial instaurado para apurar a autoria do “salve” realizado em março de 2023, ordenado pela facção criminosa investigada. O grupo se utiliza de advogados para levar e trazer informações para membros que estão dentro de presídios. A PF também identificou que a organização criminosa arrecadou dinheiro, combustível, armas, munições e explosivos.