Morreu na noite dessa segunda-feira (12), aos 85 anos, o padre Jonas Abib, fundador no Sistema de Comunicação Canção Nova, que tem uma das principais emissoras de TV católicas do país.
O Monsenhor Jonas estava fazendo tratamento de um câncer (mieloma), desde maio de 2021. Ele esteve internado até a última quinta-feira, para uma cirurgia que tinha a finalidade de controlar os frequentes episódios de pneumonia, provocados por broncoaspiração.
No entendo o sacerdote sofreu complicações do procedimento cirúrgico e não resistiu.
O fundador
Além da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib era também o presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias em Cachoeira Paulista (SP).
Pregador internacional e referência na musicalidade católica, Monsenhor Jonas Abib nasceu, em 21 de dezembro de 1936, em Elias Fausto, São Paulo. Entrou para o seminário aos 12 anos e foi ordenado no dia 8 de dezembro de 1964. Ele só deixou a Congregação salesiana para iniciar o trabalho com a juventude e fundar, posteriormente, a Comunidade Canção Nova em 2 fevereiro de 1978. Em 2008, a instituição recebeu a aprovação pontifícia do Vaticano, por meio do Pontifício Conselho para os Leigos.
Arrojado no jeito de pregar e cantar, Monsenhor Jonas foi um dos grandes precursores da Renovação Carismática no Brasil e um dos primeiros sacerdotes a se aventurar na evangelização pelos meios de comunicação já na década de 80. Seu carisma e sua jovialidade arrastaram uma verdadeira geração de jovens no anseio por uma vivência radical do Evangelho.