A escola de samba Dragões da Real levou João Pessoa ao Anhembi, em seu enredo, que encerrou os desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo na manhã deste domingo (19). A escola foi a sétima e última do segundo dia de apresentações (veja acima vídeos do desfile).
Dragões é a segunda escola de samba que nasceu de uma torcida do São Paulo — a primeira é a Independente Tricolor, que passou pela avenida na sexta (17). A Dragões tenta seu primeiro título no grupo especial com o enredo “Enredo: Paraiso Paraibano — João Pessoa, a Porta do Sol das Américas”.
Para retratar as festas e a cultura da cidade paraibana, a primeira das Américas a receber os raios do Sol, a Dragões contou com 2.300 integrantes divididos em 22 alas e quatro alegorias. Nem a chuva, que voltou a cair forte durante o desfile, atrapalhou a escola, que não teve problemas além da água na avenida.
Na comissão de frente com direito a tripé, a escola realizou uma espécie de festa junina com o caminho até João Pessoa.
O carro abre-alas, coberto de dragões, representava a viagem do símbolo da agremiação até o local onde o sol nasce primeiro.
Ao longo do desfile, a escola homenageou as manifestações culturais da capital paraibana, como o carnaval e seus blocos, e a festa de São João.
Uma alegoria ainda representou a fé do povo de João Pessoa. O último carro reproduziu o forte verde da cidade, que se orgulha de sua conservação ambiental.