Durante a cerimônia de diplomação de Lula, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexande de Moraes, voltou a chamar os manifestantes bolsonaristas de criminosos, extremistas e autoritários. Uma fala que já causou revolta nos manifestantes, que acusado o ministro de envolvimento político em favor do candidato eleito e de falta de transparência no processo eleitoral.
Mas, ao contrário do que pensam os manifestatnes, Morares disse em seu discurso que a diplomação do petista representa o reconhecimento [feito por ele mesmo] à “lisura das eleições”, além da vitória da “democracia” contra o discurso de ódio, proferidos por grupos organizados. O ministro disse que esses supostos grupos já foram identificados e que serão responsabilizados.
Diplomação
Na tarde dessa segunda-feira (12), em uma data antecipada pelo TSE, Lula e Alckmin foram diplomados, o que representa uma oficialização do resultado das eleições de outubro. Com a diplomação, os dois estão aptos a tomar posse nos cargos de presidente e vice, no dia 1º de janeiro.