O técnico Tite anunciou no início da tarde dessa segunda-feira (7) a lista dos 36 jogadores que irão defender a seleção brasileira na Copa do Mundo Fifa do Catar, que começa esse mês e termina em dezembro.
A surpresa e polêmica da lista foi a convocação do lateral Daniel Alves, considerado um jogador em fim de carreira, em condição física e técnica muito abaixo de outros nomes que ficaram de fora. Atualmente, Dani Alves joga no Pumas, do México, onde atuou poucas vezes esse ano, por conta de uma lesão. Especialistas dizem que o motivo da convocação foi a liderança de grupo, além da maturidade e que ele será reserva na seleção.
No restante da lista não houve surpresa. A ausência de nomes como os atacantes Firmino (Liverpool) e Gabriel Barbosa (Flamengo) são fruto da forte concorrência de atacantes. Nove jogadores do setor serão levados por Tite, todos atuando em alto nível em seus clubes.
Dos jogadores que atuam em times brasileiros, apenas três foram chamados. O goleiro Weverton (Palmeiras), o meia Everton Ribeiro (Flamengo) e o atacante Pedro (Flamengo).
A apresentação dos jogadores está marcada para o dia 14 de novembro, em Turim. No dia 19, a Seleção vai pra Doha, no Catar. A primeira partida será no dia 24, contra a Sérvia.
Confira os convocados:
Goleiros
Alisson – Liverpool
Ederson – Manchester City
Weverton – Palmeiras
Laterais
Danilo – Juventus
Alex Sandro – Juventus
Daniel Alves – Pumas
Alex Telles – Sevilla
Zagueiros
Militão – Real Madrid
Marquinhos – PSG
Thiago Silva – Chelsea
Bremer – Juventus
Meio-campistas
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
Fabinho – Liverpool
Fred – Manchester United
Paquetá – West Ham
Everton Ribeiro – Flamengo
Atacantes
Neymar – PSG
Vinicius Júnior – Real Madrid
Antony – Manchester United
Rodrygo – Real Madrid
Raphinha – Barcelona
Richarlison – Tottenham
Pedro – Flamengo
Gabriel Jesus – Arsenal
Gabriel Martinelli – Arsenal