Após o empate em 1 a 1 no jogo de volta, no Maracanã, o Flamengo venceu o Corinthians por 6 a 5, nos pênaltis e garantiu o quarto título da Copa do Brasil. O último pênalti que deu o título ao Fla foi cobrado pelo lateral Rodinei, que vive uma temporada de redenção no time carioca.
O #FLAMENGO É TETRACAMPEÃO DA COPA DO BRASIL! COM GOL DE RODINEI, A EQUIPE RUBRO-NEGRA VENCE NOS PÊNALTIS! @bellexcosta pic.twitter.com/udB9OvMkLD
— Paparazzo Rubro-Negro (@PaparazzoRN) October 20, 2022
Na noite dessa quarta-feira (20), o Flamengo começou o jogo dominante e abriu o placar aos 6 minutos. Mas voltou a repetir o erro tático de recuar e abdicar do jogo, permitindo que o Corinthians pressionasse.
GOL DELE, PEDRO! O camisa 21 do #Flamengo abriu o placar aqui no Maracanã após uma linda jogada construída por Arrasca, Filipe Luís e Ribeiro! E a festa da torcida rubro-negra! @bellexcosta pic.twitter.com/3QL6ysFfII
— Paparazzo Rubro-Negro (@PaparazzoRN) October 20, 2022
O Flamengo chegou a fazer um segundo gol, mas Gabriel estava impedido no momento da finalização, que deu rebote para o gol de Arrascaeta. No segundo tempo, mais um gol do Flamengo foi anulado, novamente por impedimento de Gabriel, que participou da jogada finalizada por Everton Ribeiro.
Fora esses dois lances, o Flamengo se deixou dominar pelo Corinthians que, na base do chuveirinho na área, conseguiu o empate com Giuliano.
O momento em que o Timão levou o campeonato para os pênaltis. QUE JOGO EMOCIONANTE!#CopaDoBrasilNoSportv pic.twitter.com/JQ7BQgCIaa
— sportv (@sportv) October 20, 2022
Pênaltis
Na decisão por pênalti, o Corinthians cobrou primeiro, abriu o placar com Fábio Santos. Na sequência, Cássio pega a cobrança de Felipe Luiz e a vantagem do Timão vai até a sétima cobrança, quando o lateral Fagner chutou no travessão.
Gabriel empatou as cobranças de pênalti, na quinta e última da série inicial. Nas cobranças alternadas, Maicon e Cebolinha converteram. Na sequência, Mateus Vital chutou por cima e Rodinei converteu o pênalti do título.