A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) apresenta mais um concerto oficial da temporada 2022 nesta sexta-feira (7), no Centro Cultural São Francisco, Centro Histórico da Capital. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), começa às 19h e fará uma homenagem ao compositor alemão Ludwig van Beethoven, executando a 4ª sinfonia do artista.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que a Orquestra vem fazendo uma série de concertos de muito sucesso no Museu de São Francisco e desempenha com maestria a interpretação de peças clássicas, mas também abre espaço para elementos inovadores, como o concerto desta sexta-feira, com a incorporação do maestro da Banda 5 de Agosto.
“Ficamos muito felizes com toda essa trajetória da Orquestra Sinfônica Municipal desenvolvida neste ano. Estamos valorizando a Orquestra Sinfônica, assim como a Banda 5 de Agosto, em um ambiente de arquitetura privilegiada. Desde já, agradecemos a todos os músicos, ao Padre Marcondes por esse projeto que construímos com o Museu de São Francisco e que está sendo um sucesso. Isso nos deixa muito contentes com o resultado do trabalho”, pontuou.
“A ‘4ª sinfonia de Beethoven’ foi tocada pela primeira vez em março de 1807, em Viena, e estreada em público no dia 15 de novembro do mesmo ano. Foi escrita de forma rápida no verão de 1806, sem os habituais esboços intermináveis que caracterizavam o processo de composição de Beethoven”, contou o maestro Laércio Diniz, regente da OSMJP.
Ele acrescentou que a obra é menos radical que a 3ª ou a 5ª sinfonia. Porém, apesar disso, não nega a grandeza da 3ª e da 5ª e, em muitos aspectos, não tem um carácter menos heroico que qualquer uma destas”, comentou.
Na programação, haverá uma apresentação do paraibano Rogério Borges. Além de compositor, ele é maestro da Banda 5 de Agosto e reconhecido arranjador. No currículo, tem várias composições tocadas e gravadas por importantes grupos musicais, como as Orquestras Sinfônicas da Paraíba, de Recife e do Rio Grande do Norte, Quarteto de Trombones da Paraíba, Quinteto Brassil, Camerata Radegundis Feitosa e Orquestra de Violões da Paraíba.
Durante o concerto, o público terá oportunidade de ouvir a estreia mundial do Concertino Armorial para Trompete e Orquestra, tendo como solista o reconhecido trompetista Denilson Siqueira.
“Esse concerto vai ser muito especial, no sentido de que a gente está dando mais um passo na nossa série. Estamos fazendo uma coisa que nem todas as orquestras fazem. Vamos também colocar na agenda uma peça inédita com um compositor da terra baseada no folclore paraibano”, concluiu o maestro.