Seguindo a decisão do Colegiado, a Secretaria de Saúde da Paraíba (SES) recomendou, nessa quarta-feira (22), a volta do uso de máscaras em ônibus, trens, escolas e em outros ambientes fechados. A recomendação é consequência do aumento de casos de Covid-19. A SES reforçou a necessidade de se manter os cuidados contra o vírus por se tratar de doença emergente e com rápida evolução.
A nota da SES alerta para a sazonalidade das doenças de transmissão respiratória e o aumento de casos por outros agentes etiológicos. Também se deve levar em consideração a circulação da subvariante BA.4 e BA.5 da Ômicron nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte e o alerta para ampliação dos esforços para as medidas de mitigação.
O documento considera ainda o decreto n° 40.304/2020 que dispõe sobre a adoção do Plano Novo Normal Paraíba, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo coronavírus no âmbito da Administração Pública direta e indireta, bem como sobre recomendações aos municípios e ao setor privado estadual.