O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer da Paraíba (CEDC) está iniciando o processo de mudança para o novo prédio, que fica na Avenida Epitácio Pessoa 600, Torre, em João Pessoa. Por conta disso, alguns serviços terão que ser suspensos por alguns dias.
Com a nova estrutura, o CEDC vai dobrar a oferta de exames e incluir no rol de procedimentos o diagnóstico de câncer de próstata. O serviço é referência estadual para o diagnóstico do câncer de mama e colo uterino e atende a todos os 223 municípios do estado. Atualmente tem foco na saúde feminina, mas passará a atender também os homens.
A diretora-geral do CEDC, Roseane Machado, explicou que alguns serviços serão suspensos durante a mudança. Consultas, procedimentos especializados de mastologia, ginecologia e serviços de imagem deixam de ser feitos a partir dessa segunda-feira (13) e retornam em julho, com a inauguração do novo centro.
Permanecerão em funcionamento normal os laboratórios de citopatologia e anatomia patológica, sendo esses procedimentos indispensáveis para o diagnóstico precoce do câncer.
“Esse novo espaço é uma grande conquista para o CEDC. Com um lugar maior, teremos mais condições de oportunizar maior conforto na estrutura física, novos equipamentos e mais tecnologia, resultando em uma saúde com mais qualidade”, disse Roseane.
Demanda
O CEDC oferece consulta especializada com mastologista; mamografia; ultrassonografia; punção de cisto mamário; biópsia de mama, através de procedimento minimamente invasivo e anatomopatológico (exame que vai confirmar ou não se a lesão é positiva para câncer). Em 2022, o centro já realizou 41.494 procedimentos.