Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (1º) pelo Instituto Paraná Pesquisas, sobre a corrida presidencial, mostra que o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 41,4%, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tem 35,3% das intenções de voto.
Os números são da pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados em uma lista aos entrevistados. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.
Na pesquisa anterior do instituto, divulgada no dia 4 de maio, o petista tinha 40% das intenções de voto e Bolsonaro, 35,2% – uma vantagem de 4,8 pontos percentuais. O levantamento atual mostra crescimento dos dois candidatos, com um aumento maior de Lula.
Na sondagem divulgada nesta quarta, Ciro Gomes (PDT) está na terceira posição, com 7,7% dos votos. A pré-candidata pelo MDB, a senadora Simone Tebet, vem em quarto lugar, com 1,4%.
Em seguida, aparece André Janones (Avante), com 1,3%. Luciano Bivar (União Brasil), Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), Felipe D’Ávila (Novo) e Eymael (DC) têm menos de 1% das intenções de voto. É a primeira pesquisa sem a presença do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).
Os que declaram não votar em nenhum candidato contabilizam 6,9%. Outros 3,2% não souberam ou não quiseram responder.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados e os entrevistados precisam dizer o candidato que têm em mente, Lula e Bolsonaro aparecem empatados na margem de erro. O petista tem 28,3% contra 27,3% do presidente.
No total, 33,4% das pessoas não sabem ou não responderam, enquanto 7,5% votariam nulo ou branco.
Segundo turno
O levantamento do Paraná Pesquisas aponta que Lula venceria Bolsonaro em eventual segundo turno por 47,3% a 39,2%.
Metodologia
Este novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, contratado pela BGC Liquidez Distribuidora de Títulos Mobiliários Ltda., ouviu 2.020 eleitores em 164 municípios de 26 estados, além do Distrito Federal, entre os últimos dias 26 e 30 de maio. O registro da pesquisa no TSE é o de número BR-04618/2022 e a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.