O PSDB decidiu fechar acordo com o ‘blocão’ formado com o MDB e o Cidadania, em torno da pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República e rifou de vez o nome de João Dória (PSDB-SP). É o fim de uma novela que já se arrasta há meses e o início de uma briga interna no ninho tucano, já que o governador de São Paulo parece disposto a brigar pelo direito de concorrer ao Planalto.
A formação da aliança PSDB-MDB-Cidadania deve ter seus reflexos também nos estados. Na Paraíba, o pré-candidado tucano ao Governo do Estado, Pedro Cunha Lima já disse que vai liberar os filiados para apoiar quem quiserem à Presidência da República e que vai esperar pra ver se o nome de Tebet emplaca, para decidir se segue a decisão do blocão.
Já o senador Veneziano Vital (MDB), também pré-candidato a governador, está decidido desde o início a surfar a onda de oposição ao presidente Bolsonaro, com apoio declarado a Lula. Ele tem dito que o diretório nacional liberou as executivas estaduais para seguirem quem quiserem na corrida à Presidência.