O Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abriu inscrições para o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação é direcionada para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que já concluíram ou que estejam cursando o 3° ano do ensino médio e pretendem realizar o Enem.
Para participar, os interessados devem se inscrever, até 29 de abril, por meio de um formulário eletrônico. Na inscrição, há um questionário a ser respondido com alguns dados que serão usados como critério para seleção e (ou) desempate, caso o número de candidatos seja maior que o de vagas. Estão sendo oferecidas 76 vagas. A quantidade foi reduzida à metade, comparado a edições anteriores, devido ao distanciamento preconizado pela comissão de biossegurança do Campus II no contexto da pandemia SARS-CoV-2.
As aulas serão realizadas presencialmente na Central de Aulas (Prédio da Mata) do Campus II da UFPB, em Areia, e acontecerão no turno da noite, das 19h às 22h10, de segunda a sexta-feira. A aula inaugural do projeto, que dará as boas-vindas aos estudantes, ocorrerá no dia 2 de maio. Já as aulas preparatórias terão início no dia 3 de maio e seguirão até o mês de novembro, período de realização do Exame.
Coordenado pelo Prof. Djail Santos, do Departamento de Solos e Engenharia Rural, o curso “Pré-Enem Comunitário” do CCA é uma oportunidade de complementação de conhecimentos. Ele fornece ambiente, recursos humanos preparados, material para estudo e conhecimentos acerca dos conteúdos exigidos especificamente para o Enem.
Dessa forma, como explica o Prof. Djail, o projeto é uma importante ferramenta, cuja proposta é melhorar o desempenho dos alunos, por meio de objetivos como incentivar os alunos a desenvolver foco e disciplina em seus estudos e melhorar o desempenho discente, preparando-o para o Enem que, juntamente com o Sisu, é a via de acesso para a universidade pública.
“O projeto representa um importante momento de interação entre a Universidade e as comunidades do entorno do campus, além de propiciar a vivência de extensão e experiência didática aos discentes dos cursos de graduação do CCA, despertando vocações para o ensino do conhecimento da realidade local”, destacou o professor.
Este ano, o projeto comemora o 18° ano de atividade. Ele recebe apoio da Reitoria da UFPB desde sua criação em 2005 e conta com parcerias das prefeituras municipais, que fornecem transporte para os educandos de Areia e Remígio.
Da Redação com Assessoria de Imprensa da UFPB