O Dia de Tiradentes é um feriado nacional e, por isso, todos os serviços públicos serão paralisados nessa quinta-feira (21), tanto municipais quanto estaduais. Mas a prefeitura de João Pessoa já determinou que os servidores voltam ao trabalho na sexta-feira, sem alteração na rotina do expediente. Como acontece em todo feriado, os serviços essenciais como Samu, mobilidade urbana, limpeza pública, unidades de saúde serão mantidos, com exceção dos PSFs. No âmbito do Estado, segue a mesma determinação com relação aos serviços essenciais.
Diferente disso, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) dará ponto facultativo na sexta-feira e fará mais um feriadão. As atividades da instituição só retornam na segunda-feira (25). O ponto facultativo foi estabelecido pelo Ministério da Economia através da Portaria Nº 3.413, de 18 de abril de 2022.
Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias de todo o país. As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento como internet e mobile banking.
Comércio
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL) informou que o funcionamento do comércio fica a critério do lojista. No entanto, o lojista que decidir abrir o estabelecimento no feriado de Tiradentes terá que pagar uma diária no valor de R$ 58 reais a cada funcionário e dar uma folga extra na semana. Portanto, é possível que algumas lojas estejam abertas.
Trens
A CBTU João Pessoa informou que os trens irão funcionar em horário especial, por conta do feriado de Tiradentes. Na sexta, 22, os trens funcionam normalmente das 05h às 19h25.
Veja a grade horária:
Dia 21 – Quinta feira – HORÁRIO ESPECIAL – Das 05h às 12h15
Dia 22 – Sexta feira – NORMAL – Das 05h às 19h25.
Dia 23 – Sábado – NORMAL – Das 05h às 12h15.
Dia 24 – Domingo – NÃO HÁ OPERAÇÃO COMERCIAL.