A secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, disse na manhã dessa segunda-feira (18) que o encerramento da emergência de saúde pública no Brasil não altera nada na prática, no que diz respeito às medidas de assistência a saúde e a vigilância em saúde no Estado. “Nada muda na medidas de enfrentamento e prevenção à saúde da população paraibana. Inclusive reiteramos a importância, embora agora facultada, do uso da máscara, que salvou muitas vidas durante a pandemia”, disse.
Renata afirmou que o fornecimento de vacinas segue sem alteração e renovou o apelo para que as pessoas que ainda não tomaram o imunizante compareçam a um posto, para que seja mantido o controle da doença e evite assim um novo pico de casos. “Já ficou esclarecido que o Minstério da Saúde soliticou que a Anvisa valide por mais um ano o uso emergencial das vacinas, o que significa que, na prática, não haverá mudança alguma na vacinação dos paraibanos e dos brasileiros”, acrescentou.
O fim da emergência sanitária foi anunciado na noite desse domingo (17), pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Desde então, em virtude do ambiente eleitoral que envolve qualquer assunto relacionado a governos, a medida vem sofrendo críticas em vários sentidos, entre eles o de que poderia comprometer o uso de vacinas e medicamentos adotados no tratamento da Covid-19.
Na manhã dessa segunda-feira, o ministro Queiroga voltou a afimar que nenhuma política de saúde pública será afetada pelo fim da emergência sanitária.