Um desempenho ruim teve os times brasileiros no primeiro dia de jogos da Copa Libertadores da América 2022. O Flamengo foi o único que venceu, mas teve dificuldade pra fazer 2 a 0 e apresentou um futebol sem brilho contra o Sporting Cristal, do Peru, considerado o time mais fraco do grupo H. O time carioca vem sendo cobrado pela torcida por uma evolução que ainda não aconteceu sob o comando do português Paulo Sousa.
Pior foi para o Corinthians que perdeu por 2 a 0 para o Always Ready, da Bolívia, outro time considerado fraco nas fase de grupos. Os paulistas jogaram foram de casa, mas nem a altitude serviu de argumento para justificar o tropeço, diante da grande diferença técnica entre as duas equipes.
O resultado do Athletico Paranaense também foi considerado um tropeço, apesar de empatar fora de casa. O grande número de chances de gol desperdiçadas nos dois tempos, rendeu muitas críticas ao Furação, que não vence um jogo de estreia na Libertadores desde 2000. O Athleico não saiu do zero contra o Caracas, do Equador.