O prefeito Cícero Lucena lançou, nessa segunda-feira (13), a corrida Autismo Run, que vai acontecer em João Pessoa no dia 14 de abril. A prova é considerada a maior corrida inclusiva do Nordeste, voltada para o público autista. O lançamento ocorreu no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), na Avenida Almirante Tamandaré.
Durante o lançamento, Cícero reforçou o compromisso de fazer João Pessoa avançar na inclusão e na prática do esporte saudável. “Vamos estimular aos pais que têm crianças autistas, para que também desenvolvam um trabalho até a corrida, para que eles tenham a posição de participar, de brincar, de caminhar, de correr – aqueles que assim possam fazer. É um processo de construção” afirmou.
O Autismo Run tem a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o que é autismo e, por meio do esporte, levar informação, desconstruir preconceito, além de incluir os autistas nas corridas de rua, uma prática esportiva que ganha cada vez mais adeptos no país.
O secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Kaio Márcio, disse que a Prefeitura vai se empenhar para fazer desse evento o maior do Brasil. “O Autismo Run terá percursos de 200 metros, três e cinco quilômetros. Eu tenho certeza que vamos conseguir fazer, aqui, a maior edição do País, porque nós temos potencial para isso”, disse.
A realização do Autismo Run será da Associação Paraibana de Autismo (APA), Associação de Corredores de Pernambuco (Acope) e a Clínica Pro Kids, com o patrocínio e apoio da Prefeitura de João Pessoa. A presidente da APA, Hosana Carneiro, disse a gestão municipal tem promovido avanços importantes na causa do autismo, como nunca se viu antes. Ela ressaltou que essa parceria vai fortalecer ainda mais o cuidado com o público autista.
“Esse evento vem para afirmar que os autistas estarão onde eles desejam estar. A gente vem criando uma oportunidade de vivência, de formação, de vínculo entre as próprias pessoas autistas, porque isso é muito importante. Imagine você viver em uma cidade onde você não tem o seu evento, o seu momento, a sua visibilidade?”, questionou Hosana.
Acolhimento – A Prefeitura de João Pessoa cuida e desenvolve o aprendizado de 1.717 crianças autistas na Rede Municipal de Ensino, que contam com 950 cuidadores. Dependendo da especialidade de cada criança, o profissional pode acompanhar um ou mais de um estudante autista.