O dinheiro liberado nesta terça-feira (05) pelo governo Lula para a triplicação da BR-230 entre Cabedelo e João Pessoa, não dá nem pra fazer com que a obra chegue a João Pessoa. Ao lado do governador João Azevêdo (PSB), de deputados, senadores e prefeitos, o ministro dos Transportes, Renan Filho anunciou a quantia de R$ 151 milhões para retomada dos serviços, paralisados desde o ano passado.
A ordem de serviço de hoje só terá verba suficiente para o trecho que vai do quilômetro dois até o 13, em Cabedelo. A proposta inicial do então presidente Michel Temer (MDB), em 2017, beneficiava a rodovia federal até o Viaduto de Oitizeiro.
Pela licitação realizada em junho e com dinheiro liberado pelo governo Lula em agosto, a empresa responsável pela execução será CLC/Conserva, com a previsão de:
– construção de dois viadutos: um na avenida Nilo Peçanha, próximo à Mata do Amém, e outro na Rua Dr. Francisco de Assis Câmara Dantas, nas imediações do bairro Renascer.
– execução de seis passarelas nos seguintes trechos: Rua Ernani Siqueira, Rua Ivo Souto Maior, Rua Benício de Oliveira, Rua do Golfinho, Rua Golf Kiel e Rua Golf de Venezeza;
– continuidade da implantação da 3ª faixa e vias marginais;
– restauração da pista existente e iluminação pública.
Segundo o ministro Renan Filho, em uma nova etapa e licitação que ainda devem ser iniciadas, haverá a alocação de R$ 250 milhões para o trecho urbano de João Pessoa através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. Porém, ainda não há data para a autorização da readequação até o Viaduto de Oitizeiro.