O ministro dos Transportes, Renan Filho (MBD), anunciou, nesta terça-feira (05), que o governo Lula avança nos estudos para a privatização das BRs 101 e 230, na Paraíba. A informação foi repassada aos deputados e senadores paraibanos durante uma reunião em Brasília.
Para amenizar a ideia de que os paraibanos terão que pagar pedágio para ir de João Pessoa para o interior do Estado ou para os estados vizinhos, o ministro disse que será um pedágio “baratinho “.
Durante o discurso, Renan explicou que o valor que poderá ser cobrado pelas empresas que vencerem o leilão da BR-101 no que se refere ao pedágio, poderá ser “barato”, já que o investimento deve ser baixo para rodovia.
A realidade, no entanto, é diferente na BR-230, entre João Pessoa e Campina Grande, onde, segundo o auxiliar de Lula (PT), será necessário um investimento superior. Ou seja, viajar de João Pessoa para Campina vai passar a ser caro.
“O governo vem estudando a concessão da BR-101 em todo o Nordeste e na Paraíba seria a concessão de toda a extensão, da divisa com o Rio Grande do Norte até Pernambuco. A tarifa nesse trecho seria barata, já que será mais para manutenção. Já na BR-230 será um investimento considerável e será um pouco maior”, disse Renan.
O que o governo Lula está fazendo, na realidade, é dar prosseguimento ao estudos do projeto lançado pela gestão Jair Bolsonaro (PL), em agosto de 2019, que prevê a concessão ou parceria pública-privada nas duas principais rodovias federais que cortam a Paraíba: BR-230 e BR-101. Ou seja, Lula está fazendo grande parte do que criticava em Bolsonaro.