A Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba solicitou, na tarde desta quarta-feira (27), à Justiça de Pernambuco a autorização de transferência do médico Fernando Cunha Lima, acusado por abuso sexual infantil durante consultas médicas, para João Pessoa.
De acordo com a Secretaria, o processo aguarda os trâmites jurídicos do Estado de Pernambuco e, após a autorização do Judiciário daquele estado, a Polícia Penal da Paraíba deverá, muito provavelmente, proceder o recambiamento do pediatra de 81 anos.
A solicitação foi feita pela Gerência Executiva do Sistema Penitenciário da Paraíba (Gesipe) ao Sistema Penitenciário de Pernambuco, em cumprimento à determinação da 4ª Vara Criminal de João Pessoa, oficializada nesta quarta feira (27).
O despacho foi assinado pelo juiz Rodrigo Lima. No documento, a Justiça da Paraíba reforça a urgência do recambiamento do pediatra.
“Oficie-se à GESIPE – Gerência Executiva do Sistema Penitenciário – para que providencie, com a máxima urgência, o recambiamento do réu para o Estado da Paraíba, com as cautelas de estilo, apresentando-o ao juízo da VEP para as providências cabíveis, inclusive para indicação de qual ergástulo público deverá ser encaminhado. – Proceda o cartório à intimação do Assistente de Acusação para, no prazo 05 dias, apresentar suas razões derradeiras. – Após a juntada ou não das alegações finais pelo Assistente, no prazo acima delimitado, intime-se a defesa para, em igual prazo, apresentar suas alegações finais. – Por fim, conclusos para decisão”, assinala o magistrado.
Foragido desde novembro do ano passado, o pediatra foi preso há três semanas e está detido no Centro de Observação Criminológica e Triagem (COTEL), na cidade Abreu e Lima, em Pernambuco.