Um projeto residencial dirigido ao público quilombola conquistou pelo segundo ano consecutivo conquista o reconhecimento nacional. O Residencial Hélio Miguel da Silva, o primeiro residencial quilombola do Brasil, construído pela Prefeitura de João Pessoa, em Paratibe, conquistou o Prêmio do Selo de Mérito Habitacional, considerado o mais importante no setor de Habitação de Interesse Social do Brasil.
“É com muita alegria que recebemos a notícia que o primeiro residencial quilombola do Brasil conquista por dois anos seguidos o reconhecimento nacional. Desta vez com o projeto social, graças ao olhar sensível e humano do prefeito Cícero Lucena, sempre atendo as questões sociais”, comemorou o vereador eleito Marcos Vinícius.
A Prefeitura foi premiada na categoria ‘Trabalho Social’, pelo projeto social Quilombola Hélio Miguel da Silva, desenvolvido pela Semhab em parceria com a Sedes. No ano passado, a conquista foi na categoria ‘Relevância Social e Urbana’, pelo projeto da construção do residencial com 80 moradias.
A premiação, que é concedida pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, será entregue próximo dia 6 de dezembro, durante o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Curitiba (PR).
“Foi ouvindo, conhecendo de perto a realidade dessas pessoas que realizamos o que era um sonho para os quilombolas: moradia e preservação dos direitos”, completou Marcos Vinícius.
Com um trabalho que visa a valorização do ser humano, a Prefeitura de João Pessoa desenvolveu um trabalho social na comunidade quilombola de Paratibe, que permitiu o desenvolvimento de ações para traçar um perfil da comunidade assistida, o que possibilitou o fortalecimento das lideranças locais, Educação para Saúde, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Economia Solidária e Evento Cultural Quilombola.
O projeto tem como objetivo preservar a diversidade cultural quilombola em João Pessoa, contribuindo para a justiça social, inclusão e educação das comunidades, preservação dos direitos e a importância da luta para sensibilizar a sociedade sobre a realidade vivida pelos quilombolas.
Estrutura do residencial
Os apartamentos do Residencial Hélio Miguel da Silva contam com uma vaga de estacionamento, área de lazer e acessibilidade. Cada moradia tem 51 metros², dois quartos, salas de jantar/estar, cozinha, banheiro e área de serviço.
Com Secom-JP