Terminou nesse sábado(16) o I Festival Barra de Gramame, realizado na praia de Gramame, no Litoral Sul da Paraíba. Foi o primeiro de vários eventos que serão promovidos pela prefeitura do Conde, para mostrar as belezas e potenciais turísticos da região. No primeiro dia, um grupo de jornalistas foi convidado para ver o resultado de um trabalho de consultoria com os comerciantes e nativos locais, realizado pelo Sebrae-PB.
Barra de Gramame é um paraíso litorâneo que fica na divisa dos municípios de João Pessoa e Conde. Do lado da Capital fica o bairro Gramame, separado pelo Rio Gramame da praia de Barra de Gramame. Assim, quem for à Barra vai desfrutar das delícias do banho de rio e do banho de mar, em um só local.
No banho há as opções de passeio de caiaque ou bóias para as crianças, com preços a partir de R$ 20 reais.
Gestores do local prometem que, em breve, Barra de Gramame será um dos pontos mais visitados do litoral paraibano.
Culinária
Em Barra de Gramame quatro bares dividem o atendimento ao público, com pratos de preço acessível e de encher os olhos. Opções como o “Camarão Abracadinho”, do Bar do Zezinho, que surpreendem o paladar. Uma receita de camarão envolvido no queijo coalho, empanado e frito, que dão um sabor diferente da maioria dos petiscos à base de camarão.
E como toda boa praça de alimentação paraibana, não pode faltar o Rubacão (conhecido como Baião de Dois em outras regiões), acompanhado da galinha de capoeira.
Explorando a biodiversidade da região, os bares também servem a Tainha de água doce. Um peixe saboroso, acompanhado de deliciosos bolos de peixe e batatas fritas.
Durante o festival, os bares receberam a consultoria de bartenders, que compuseram drinks exclusivos para cada bar e que já estão inclusos no cardápio.
Cacimba do Teiú
Os nativos e trabalhadores de Barra de Gramame também estão engajados na promoção do ecoturismo, explorando algumas riquezas naturais da região. Uma delas é a “Cacimba do Teiú”, assim batizadas por eles, em homenagem ao teju, uma espécie de réptil que vive na região e que também enriquece a culinária local.
Trata-se de uma fonte de água potável, em temperatura ambiente que, na tradição gramamense, deve ser retirada e bebida em uma quenga de côco – a quenga é decorada e fornecida gratuitamente aos visitantes, como souvenir da Barra. E a qualidade da água foi comprovada pelos jornalistas.
Goiamum
Por se tratar de uma área de mangue e praia, um dos símbolos de Barra de Gramame é o goiamum. Fonte de renda para caçadores e comerciantes do local, o crustáceo é destaque nos cardápios e nas pedidas dos clientes, por suas patas gigantes e recheadas de carne.
Para mostrar a gratidão e o apego a esse animal, seu Zezinho (dono de um dos bares) domesticou um goiamum, que o batizou de “Robocop”, dada a aparência avantajada e imponente com suas enormes garras sempre aprontadas para o “inimigo”.
Na tradição do local, Robocop vira atração dos turistas, posando para fotos e trocando passos nos ombros das pessoas.
Capacitação
Para preparar Barra de Gramame para o turismo, a prefeitura do Conde e os comerciantes procuraram o Sebrae-PB, em busca de orientação e capacitação dos trabalhadores locais. “Um dos nossos focos de atuação é o turismo. Entramos aqui com um trabalho de consultoria, com foco inicial na revitalização do espaço físico, melhoria no atendimento e gestão dos negócios locais. Num primeiro momento já podemos perceber um avanço incrível, em relação à situação anterior”, disse Erika de Vasconcelos de Albuquerque, consultora do Sebrae.
Infraestrutura
Assim como já acontece em outras praias do Litoral Sul, a exemplo de Coqueirinho, a prefeitura do Conde promete melhorar a infraestrutura em Barra de Gramame. “Temos vários projetos para esse local e vamos executando o que é possível em cada momento. Nesse primeiro momento estamos cuidado da limpeza e da segurança do local, trazendo o pessoal da Guarda Civil para atuar de forma permanente. Mas já estamos em conversa com os proprietários da área privada que é grande nessa região, pensando na execução das melhorias de infra estrutura”, disse Lilian Melo, secretária de turismo do Conde.