O vereador Coronel Sobreira (MDB) fez, nessa terça-feira (22), uma proposta para que a sinalização semafórica de João Pessoa opere no modo intermitente – ou no modo de alerta – no período da madrugada. A medida seria uma forma de inibir possíveis assaltos, no momento em que os motoristas são obrigados a parar.
Atualmente os semáforos da Capital operam no modo normal e com fiscalização de pardais para avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade, nas 24 horas.
A sinalização intermitente é quando o equipamento funciona apenas com luz amarela, no sentido de advertir motoristas da necessidade de cuidado no cruzamento, da redução da velocidade e retirando a preferência de passagem de quaisquer dos condutores.
Coronel Sobreira pediu à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) que analise a possibilidade de adotar a mudança como medida de segurança.
“As pessoas estão sendo abordadas nos sinais até à luz do dia, com o carro em movimento, imagine à meia noite esperando o sinal abrir para sair! É algo que peço e já venho falando há algum tempo para que a Semob analise. Fico no dilema se avanço o sinal, pago a multa e perco pontos ou se fico e posso ser assaltado. É melhor ser assaltado ou multado?” indagou o parlamentar.
Coronel Sobreira destacou que com o aumento constante no índice de crimes patrimoniais na cidade e a Polícia Militar sobrecarregada, a medida pode ser benéfica. “A PM está trabalhando além do que deveria. Há um desgaste não só físico, mas emocional também. O momento está requerendo essa avaliação. No trânsito não podemos deixar o cidadão vulnerável a isso também. Peço que a Semob faça essa análise para que o cidadão de João Pessoa não seja presa fácil na mão da marginalidade”, solicitou.