A Azul Linhas Aéreas iniciou, nessa segunda-feira (1º), as operações de voo entre Cajazeiras e Recife. Com o início das atividades da companhia nessa rota, Cajazeiras é o segundo município do Sertão paraibano a sair do isolamento aéreo — o primeiro foi Patos em agosto de 2021. A falta de estrutura de um voo comercial limitava, havia décadas, as condições de desenvolvimento do município, criando dificuldades a setores essenciais para a economia do Estado, entre eles o turismo.
A aeronave comercial da Azul pousou no Aeroporto Regional Pedro Vieira Moreira às 10h45, ocasião em que recebeu o batismo do Corpo de Bombeiros. Em junho deste ano, a parceria entre o Governo do Estado e a companhia resultou num hub regional na cidade de Campina Grande, com a inclusão de 290 novos voos para cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador. A Azul opera, a partir de agora, em quatro municípios paraibanos — João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.
Durante a solenidade do vôo inaugural, o governador João Azevêdo destacou a satisfação por mais uma conquista do Governo do Estado em prol do desenvolvimento do Alto Sertão. “Estamos celebrando um momento extremamente importante para o desenvolvimento, para o turismo de uma região. Nós estamos interligando o Alto Sertão com o mundo. A conexão que será feita Cajazeiras–Recife/Recife–Cajazeiras, inicialmente em três dias da semana, permitirá que a partir da capital pernambucana se tenha conexão com o mundo inteiro. Nós estamos muito felizes porque viabilizamos essa iniciativa juntamente com a Azul, e Cajazeiras volta a se conectar depois de 60 anos”, afirmou.
O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, também destacou os investimentos que o município terá a partir de agora e agradeceu os já realizados pelo Governo do Estado. “Quero agradecer ao governador João Azevêdo, que foi a palavra final para a concretização dessa obra, que significa muito para Cajazeiras, que se destaca no cenário da economia do Estado da Paraíba. Esse voo vai fortalecer a economia da nossa gente, da nossa região”, comentou.
O gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, César Grandolfo, ressaltou o sentimento de satisfação por mais esta parceria com o Governo do Estado, resultado da articulação direta de João Azevêdo para ampliar o número de voos comerciais no Estado. “Cajazeiras é a quarta cidade da Paraíba a contar com um voo regular da Azul. Em Campina Grande funcionou muito bem — tanto é que ampliamos nossas operações lá. Em Patos, começamos em agosto de 2021, já são dois anos de operação”, disse.