A direção plataforma de busca Google lançou uma campanha com a hashtag #MaisDebatePL2630, alertando os brasileiros para os perigos do PL das Fale News, apresentado pelo governo Lula e que pode entrar em votação a qualquer momento, no Congresso.
Um dos riscos, segundo o Google, é a volta da existência de um órgão de censura do Governo Federal, para fiscalizar o que venha a ser publicado na internet. Essa atividade só foi vista no Brasil no tempo da ditadura militar, que a imprensa nacional atribuía ao ex-presidente Bolsonaro e agora silencia com a tentativa de Lula de recriar essa prática.
Na prática, a intenção é impedir publicações na internet com conteúdos que o Governo considere falso, como por exemplo críticas as políticas do próprio governo.
O Google também alerta para o risco do fim de publicações gratuitas em plataformas como o YouTube. O PL da Fale News exige o pagamento de registros de tudo que venha a ser publicado.
Outro prejuízo previsto pelo PL, segundo o Google, é o encarecimento dos anúncios digitais, que se tornaram a principal forma de divulgação de produtos e serviços para as empresas brasileiras. Seria, na prática, uma forma de enfraquecer a publicidade na internet e voltar a gerar dinheiro para emissoras de TV, como a Globo, por exemplo, que ajudou Lula a se eleger.
Veja a carta na íntegra
Clique AQUI e leia na íntegra a carta publicada pelo Diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, na qual ele cita as 6 maiores ameaças do PL das Fale News, e explica detalhadamente porque cada ameaça é real.