O reinado do futebol está órfão. Morreu nessa quinta-feira (29), Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. O tricampeão mundial com a seleção brasileira estava internado havia um mês para tratamento de um câncer no cólon e faleceu, aos 82 anos.
O estado de saúde do Rei era preocupante desde o início da última internação. Mesmo sem informações pública oficiais a respeito, a situação de Pelé passava boca a boca entre amigos, a ponto de a Copa do Mundo do Catar ter sido recheada de homenagens, de todas as seleções participantes.
A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília. O sepultamento ocorrerá em Santos.
O Atleta do Século estava internado desde 29 de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A internação aconteceu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon. Na tarde desta quinta, o hospital anunciou a morte do Rei.
“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol”, disse a nota divulgada pela direção do hospital.
Despedida
Kely Nascimento, filha de Pelé, que morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (29), se despediu do pai com um post no Instagram. Ela publicou uma foto da mão do pai, que estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, amparada por outras, de filhos e netos.
Câncer de cólon
O câncer de intestino ou colorretal é uma doença caracterizada pelo surgimento de tumores malignos no cólon, que é uma parte do intestino grosso, além do reto e do ânus. Na maioria das vezes, é precedido pelo aparecimento de adenomas, pólipos que podem ou não evoluir para o câncer. Ou seja, nem todo pólipo se torna um câncer, mas quase todo câncer é precedido por um pólipo.
Pelé passou por uma cirurgia no cólon, em setembro de 2021 e desde então vinha sendo submetido a repetidas sessões de quimioterapia. No início de 2022, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.