Os parlamentares paraibanos que mais criticavam o atual presidente Bolsonaro, pelo uso do orçamento secreto, votaram a favor da manobra aprovada às pressas nessa sexta-feira (16), pelo Congresso, para garantir a continuidade da prática orçamentária.
O objetivo do pacote aprovado não é trazer transparência e sim esvaziar o julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da medida, para conseguir assim uma regulamentação e continuidade do orçamento secreto.
Isso porque o principal argumento do placar pericial de 5 a 4, contra, é que o sigilo do orçamento prejudica a distribuição de recursos, justamente um dos pontos alterados no pacote aprovado, que fixou percentuais de distribuição.
Em sessão conjunta com deputados federais e senadores, a proposta recebeu 328 votos favoráveis, 66 contrários e 4 abstenções na Câmara. No Senado, o placar ficou mais apertado: 44 votos a favor, 20 contra e 2 abstenções.
Nove deputados paraibanos e dois senadores votaram pela regulamentação das emendas RP9, conhecidas como ‘orçamento secreto’, confira; Efraim Filho (União) (eleito senador), Damião Feliciano (União) e Julian Lemos (União) não participaram da votação.
Paraibanos que votaram a favor da manobra
Deputados
- Aguinaldo Ribeiro (PP)
- Edna Henrique (Republicanos)
- Frei Anastacio (PT)
- Gervásio Maia (PSB)
- Hugo Motta (Republicanos)
- Pedro Cunha Lima (PSDB)
- Ruy Carneiro (PSC)
- Wellington Roberto (PL)
- Wilson Santiago (Republicanos)
Senadores
- Daniella Ribeiro (PSD-PB)
- Veneziano Vital (MDB-PB)