Após cinco meses e os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, o técnico Dorival Junior deixa o Flamengo. Em um vídeo publicado por ele, Dorival agradeceu aos torcedores e demonstrou que queria continuar no time carioca.
Após o anúncio feito pelo próprio técnico, a imprensa que acompanha o dia a dia do clube apurou que, enquanto tratava da renovação com Dorival, a diretoria do Flamengo estaria negociando com o português Vitor Pereira, que deixou o Corinthians no início do mês. Isso teria criado um mal estar que levou ao rompimento do contrato, dado publicamente como amigável entre as partes.
O fato é que, desde a conquista da Libertadores, analistas diziam que Dorival não está à altura do elenco que tem o Flamengo e que seu repertório tático havia chegado ao limite, não sendo suficiente pra evitar que o time sofresse na final da Copa do Brasil contra o Corinthians.
Havia vários jogos que o Flamengo fazia um gol e desmontava taticamente para segurar o resultado, deixando de ser impor e definir a vitória, como fazia em 2019.