Após dois anos sem acontecer por causa da Covid-19, a Romaria da Penha volta nesse sábado (26), para a 259ª edição da procissão. O evento religioso, tradicional no calendário católico de João Pessoa, é considerado um dos maiores do país, reunindo todos os anos cerca de 200 mil romeiros.
Com o tema “Senhora da Penha, dá-nos sabedoria e amor; ensina-nos a construir uma sociedade justa, fraterna e de paz”, a procissão vai partir às 22h da Igreja de Lourdes, no Centro da Capital, com previsão para chegar ao Santuário da Penha por volta das 3h30 do domingo, onde será celebrada uma missa.
Antes disso, a imagem de Nossa Senhora da Penha será levada em carreata do Santuário até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, às 17h.
Percurso
O percurso da Romaria da Penha começa na Avenida João Machado, segue pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários, rua Santa Bárbara e avenida Hilton Souto Maior, a partir do Trevo de Mangabeira, até Praia da Penha.
Segurança
A Polícia Militar designou 828 policiais a pé, motorizados e em cavalos, além de 96 viaturas e 41 motos. Além disso, também haverá policiamento com uso de drones.
Transporte
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informou que será disponibilizada uma frota de 120 ônibus, que circularão a partir das 4h, saindo da Praia da Penha, na PB-008.
Os veículos farão rotas para Mangabeira, Centro e Terminal de Integração do Varadouro, pelas avenidas Beira Rio e Epitácio Pessoa.