Lula ainda nem assumiu a presidência, mas já está mexendo os pauzinhos para ficar livre, leve e solto na “gestão” do dinheiro público. Ontem saiu mais uma designação que certamente tem a digital do petista.
O paraibano Vital do Rêgo Filho, ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), foi designado para ser o relator das contas do novo presidente da República, no primeiro ano do próximo Governo. A informação foi confirmada pelo núcleo de Comunicação Social da Corte.
Vital do Rêgo é irmão de Veneziano Vital, ex-canditato a governador da Paraíba e uma dos principais ativistas nacionais da campanha de Lula à presidência da República. O próprio Vital foi nomeado por Dilma Rousseff, após seguir a mesma receita adotada por Veneziano.
Na época da campanha de reeleição de Dilma, se candidatou a governador da Paraíba e usou o guia eleitoral para ajudar a então presidenta a se reeleger. Em retribuição à ajuda, foi nomeado como ministro do TCU. Ou seja, nada mais ligado ao PT do que o relator das futuras contas de Lula.
Vital do Rêgo também foi confirmado, recentemente, como integrante do comitê inédito do TCU, instituído para acompanhar a transição governamental após o segundo turno das eleições presidenciais, realizado no último domingo (4/10).
Sobre o Comitê, que terá o prazo de 90 dias para acompanhar a transição no âmbito federal, o presidente em exercício da Corte de Contas, Bruno Dantas, afirmou que “a partir da competência constitucional de fiscalizar a administração pública, o TCU formou o comitê que supervisionará o processo de transição dos governos para garantir que a legislação seja cumprida rigorosamente”.