O Partido Socialista Cristão (PSC) não conseguiu eleger deputados suficientes para ultrapassar a cláusula de barreira, que limita a saída de seus membros para outros partidos. O resultado disso é que a legenda está enfrentando uma debandada de políticos paraibanos.
Depois do deputado federal Ruy Carneiro, que trocou o PSC pelo PSDB, foi a vez do ex-prefeito de Campina Grande e deputado federal eleito, Romero Rodrigues, anunciar a saída do partido.
A futura legenda de Rodrigues, porém, não está definida. O PSDB paraibano é uma das opções, mas Romero diz que ainda analisa o cenário nacional para bater o martelo. Ou seja, vai esperar o início do governo Lula e o tamanho que terá a oposição para saber se continua oposição ou repensa.
Ruy e Romero podem estar já de olho nas disputas de 2024 e 2026 e a legislação abre uma ‘janela’ para parlamentares mudarem de legenda em partidos que não alcançaram a cláusula. Ruy e Romero não querem perder tempo. Em 24 teremos eleições municipais e em 26, mais uma eleição estadual e nacional.