O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acatou na tarde desta segunda-feira (26) o recurso impetrado pela ex-prefeita de Conde Márcia Lucena (PT) e liberou a candidatura da petista à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
A ex-prefeita teve o registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o argumento de estar inelegível devido à condenação imposta pelo TSE por abuso de poder nas eleições de 2014.
Na semana passada, a Procuradoria-Geral Eleitoral deu um parecer pela mudança da decisão do TRE-PB e liberação da candidatura de Márcia.
O ministro determinou ainda que o TRE restabeleça o repasse de recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para Márcia Lucena.
Sinalização para Ricardo Coutinho
A decisão a favor de Márcia Lucena foi recebida com entusiasmo pela militância petista que apoia Ricardo Coutinho, também declarado inelegível pelo TRE. O relator do recurso de RC é o mesmo ministro Bendito Gonçalves, amigo pessoal de Lula, padrinho da campanha de Coutinho.
A condenação de Márcia Lucena foi a mesma de Ricardo Coutinho, inclusive no mesmo processo.
Semanas atrás, havia vazado um áudio no qual Ricardo falava de sua certeza da liberação da candidatura, em Brasília. Essa semana poderá ser decisiva.