Após 17 anos, o Athletico-PR está de volta à final da Libertadores. Nesta terça-feira (6), o Furacão empatou por 2 a 2 e eliminou o Palmeiras em pleno Allianz Parque, em São Paulo, no segundo jogo da semifinal. A equipe rubro-negra fez valer a vantagem conquistada na partida de ida, há uma semana, na Arena da Baixada, em Curitiba, quando venceu por 1 a 0.
Na final, marcada para 29 de outubro, no estádio Monumental de Guayaquil (Equador), os paranaenses terão nova chance de buscar o título continental, que esteve perto em 2005. Na ocasião, o Athletico perdeu a decisão para o São Paulo.
O provável adversário da final será o Flamengo-RJ, que venceu a partida de ida contra o Vélez, na Argentina, por 4 a 0, e fará o jogo de volta hoje a noite no Maracanã. O Flamengo que eliminou o Atlhetico-PR, semanas atrás, da Copa do Brasil, na casa do adversário.
A classificação
As equipes foram a campo nesta terça com novidades em relação à partida de ida. No Palmeiras, Bruno Tabata foi o escolhido do técnico Abel Ferreira para o lugar de Raphael Veiga, que trata uma entorse no tornozelo direito. O também meia Gustavo Scarpa, por sua vez, ficou na vaga do atacante José López, recolocando Rony no comando ofensivo. Do lado do Athletico, Luiz Felipe Scolari escalou o volante Erick na vaga de Hugo Moura, expulso na Arena da Baixada. Com Felipão suspenso, o Furacão foi dirigido pelo auxiliar Paulo Turra.
Coube às duas novidades alviverdes iniciar e concluir a jogada que abriu o placar. Aos três minutos, Bruno Tabata desarmou o atacante Agustín Cannobio e lançou o também meia Zé Rafael, que avançou pela esquerda e cruzou rasteiro. O zagueiro Pedro Henrique não conseguiu cortar e a bola sobrou para Gustavo Scarpa mandar para as redes.
⚽️⚽️ Os gols do @Palmeiras no empate contra o @AthleticoPR: Gustavo Scarpa e Gustavo Gómez marcaram para o Verdão, que se despede da CONMEBOL #Libertadores. pic.twitter.com/16k4bkIpNY
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) September 7, 2022
Após abrir o placar o Palmeiras teve o zagueiro Murilo expulso por uma entrada com as travas da chuteira na coxa do jogador atlheticano. Mesmo com um a menos, o Verdão voltou decidido a fazer o segundo gol e conseguiu logo aos 9 minutos, com Marcos Rocha mandando a cobrança de lateral na área e Gustavo Gomes, de costas, encobrindo o goleiro do Atlhetico.
Mas, mesmo atacando e finalizando menos, os paranaenses foram felizes em duas chegadas ao ataque e liquidaram a classificação. Aos 18 minutos Fernandinho lançou Vitinho na área, que cruzou invertendo o lado para Terans. O meia só ajeitou para Pablo mandar para as redes.
O Palmeiras cometeu o já conhecido erro de recuar para tentar segurar o placar e permitiu o Atlhetico rondar sua área. Aos 39 minutos foi castigado por isso. David Terans chutou de for da área, a bola desviou no lateral Piquerez, enganando Weverton e silenciando a maioria dos 40 mil torcedores presentes no Allianz.
🔴⚫️5⃣ Fala dele! Pablo entrou e logo abriu caminho para a classificação do @AthleticoPR marcando o 2-1. Ídolo que estará com o Furacão na final da CONMEBOL #Libertadores. pic.twitter.com/U2W247gsOI
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) September 7, 2022
🔴⚫️🌪️ REI DAVID TERANS! O gol que devolveu o @AthleticoPR à final da CONMEBOL #Libertadores após 1⃣7⃣ anos. Furacão classificado com empate na casa do @Palmeiras! pic.twitter.com/Y4VgkeQGFF
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) September 7, 2022
O foco das equipes volta a ser o Campeonato Brasileiro. Neste sábado (10), às 21h (horário de Brasília), o Palmeiras, líder, pega o lanterna Juventude no Allianz Parque. No domingo (11), às 11h, o Athletico, sexto colocado, mede forças com o Avaí na Ressacada, em Florianópolis. Os duelos valem pela 26ª rodada.