O Ministério Público do Trabalho (MPT) está investigando denúncias de assédio moral e demissões em massa de profissionais da enfermagem na Paraíba, por causa do novo valor do piso salarial da enfermagem.
Empresários estariam tentando forçar os profissionais de saúde a trabalhar por salário inferior ao piso, perseguindo e demitindo os que não aceitarem.
As denúncias relatam que enfermeiros e enfermeiras estariam sofrendo ameaças de demissão, assédio moral, mudanças nas escalas de trabalho e sendo demitidos de fato, de hospitais e clínicas na Paraíba.
Para o MPT, o problema é grave e causa grande prejuízo aos profissionais da Enfermagem e à população, que precisa dos serviços em unidades de saúde.
“Em virtude de diversas notícias veiculadas na imprensa e também de uma denúncia feita diretamente pelo deputado federal Ruy Carneiro, instauramos um inquérito civil para apurar as denúncias acerca das irregularidades praticadas já em virtude da aplicação do piso salarial da Enfermagem”, assinalou a procuradora-chefe do MPT no Estado, Andressa Ribeiro Coutinho.