A nova pesquisa divulgada nessa quarta-feira (20) pelo instituto PoderData, mostra que a diferença entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) caiu de 8% para 6%. O levantamento foi feito entre os dias 17 e 19 de Julho, com 3 mil eleitores de todo Brasil. O petista tem 43% contra 37% do atual presidente na simulação de 1º turno.
Essa diferença de 6 pontos é a menor registrada entre Lula e Bolsonaro desde abril de 2022, quando começaram a ser sentidos de maneira mais vigorosa os efeitos da alta da taxa de inflação e dos preços dos combustíveis. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento também mostra que, se as eleições fossem hoje, haveria 2º turno na sucessão presidencial. Nas 5 rodadas anteriores do PoderData, Lula empatava tecnicamente com a soma dos oponentes, o que indicava uma possível vitória do petista em 1º turno. Hoje, os outros nomes somam 49%, contra 43% do petista.
Resultado por regiões
Sudeste – Lula e Bolsonaro têm o mesmo desempenho do que no eleitorado em geral: 43% a 37%;
Sul – Bolsonaro supera Lula por larga margem: 48% a 28%;
Centro-Oeste – os candidatos empatam tecnicamente, considerando-se a margem de erro regional de 6,9 p.p.: Lula 36% contra 41% de Bolsonaro;
Norte – Bolsonaro tem 50%; Lula, 44%. Margem de erro regional é de 6,4 p.p.;
Nordeste – Lula segue com grande vantagem, como registrado nas rodadas anteriores: 52%, contra 27% de Bolsonaro.