O governador João Azevedo lidera a corrida pelo Palácio da Redenção, de acordo com a primeira pesquisa eleitoral divulgada sobre as eleições 2022, na Paraíba. O levantamento é do Instituto Opus, contratado pelo @portaldacapital, trazendo os primeiros números da corrida eleitoral para o Governo do Estado e para o Senado Federal. A pesquisa está registrada sob o nº PB-08632/2022 – BR-01994/2022, no Tribunal Superior Eleitoral.
Os números da pesquisa estimulada apontam que o atual governador e pré-candidato a reeleição João Azevedo (PSB) aparece em primeiro com 26% das intenções de voto, seguido por Pedro Cunha Lima (PSDB) com 18%. Em terceiro, aparece Nilvan Ferreira (PL), com 13%, seguido pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com 12%, e Major Fábio (PRTB) com apenas 1%. Antônio Nascimento (PSTU) e Adjany Simplício (PSOL) não pontuaram.
Na pesquisa espontânea, o socialista também aparece em primeiro com 14%, seguido de Pedro (7%), Nilvan (6%), Veneziano (3%) e o ex-governador Ricardo Coutinho obteve 1%.
A taxa de rejeição dos pré-candidatos, apontada pela pesquisa, mostra João Azevedo (PSB) com o maior índice – 29% -, seguido de Pedro (12%), Veneziano (10%), Nilvan (8%), Major Fábio (6%), Antônio Nascimento (3%), Adjany Simplício (1%).
A senadora Daniella Ribeiro (PSD), que não colocou a pré-candidatura ao governo na mesa, aparece com apenas 1% de rejeição.
Senado Federal
Para o Senado Federal, a pesquisa espontânea é liderada pelo deputado federal Efraim Filho, com 3% das intenções de voto, seguido por Ricardo Coutinho, que também tem 3%. Cássio Cunha Lima, Daniela Ribeiro, Bruno Roberto, Veneziano e Pastor Sérgio Queiroz aparecem com 1% cada.
Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Ricardo Coutinho lidera com 27%, seguido de Efraim, com 23%, Bruno Roberto com 6% e Pastor Sérgio com 4%.
Vale lembrar que o petista Ricardo Coutinho está inelegível, mas tentará o registro da candidatura mesmo assim.