A Fundação Espaço Cultural (Funesc) abriu nessa quinta-feira (7), a exposição ‘Rasgos Caligráficos’, com obras do artista Luiz Barroso. O período de visitação se estende até 18 de agosto, na Galeria Archidy Picado do Espaço Cultural.
O projeto expositivo apresentado pelo artista visual Luiz Barroso expressa a arte de escrever com letras artísticas e formadas corretamente, mas também pode ser o conjunto de traços que caracterizam a escrita de uma pessoa ou de um documento seguindo diferentes estilos.
Os desenhos com a tinta nanquim em preto e branco sobre papel japonês são uma união vibrante entre o familiar e o enigmático e uma intrigante diferença entre o passado (arcaico) e o presente. Reminiscência dos caracteres de culturas orientais, passando pela caligrafia árabe, os signos rupestres e a garatuja infantil reconhecida como a arte que atinge um nível universal.
“Rasgos Caligráficos” trata-se de uma expressão na arte contemporânea que combina com qualquer cena da atualidade. É uma metáfora para a própria vida, alternando pinceladas fortes com outras mais delicadas, variando o efeito conforme a velocidade, a cor da tinta, a pressão sobre o papel, o intervalo entre traços e o próprio material utilizado. Não há retoques, esboços ou correções no “caminho da escritura”, pois mesmo o borrão ou os espaços “falhos” sobre o papel poderão ser vistos como parte de uma totalidade. É justamente na sutileza percebida em alguns trechos e na intensidade em outros que está localizado o sentido estético.