A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES) está prevendo um novo pico nos casos de Covid-19, na Paraíba, após as aglomerações dos festejos juninos. As festas com shows públicos e grandes multidões acontecem justamente no momento em que chega ao Nordeste a subvariante ômicron XQ. Para evitar pico de mortes, a SES está convocando a população a tomar a vacina e os reforços das primeiras doses.
A secretária, Renata Nóbrega, disse que os reflexos desse aumento previsto vai depender da população. “Todos devem buscar o serviço de saúde e fazer a sua parte. Tomar a vacina que ainda não tomou e fazer o reforço que já tomou as primeiras doses”, disse.
Segundo Renata, o Governo Estadual está monitorando o aumento dos casos um possível pico de crescimento nos meses de junho, julho e agosto, com possível queda após a primeira quinzena de agosto, segundo ela. “Os festejos juninos e a subvariante da omicron são os fatores que contribuem para a subida na curva de contágio”, acrescentou.
Com um poder de transmissibilidade muito alto, vitimas da subvariante ômicron XQ já foram registradas nos estados em Pernambuco e Rio Grande do Norte.