O número de mortos essa decorrência das chuvas na Grande Recife-PE chegou nessa quarta-feira (01) a 107. Com esse total, o número iguala a segunda maior tragédia da história de Pernambuco, quando 107 pessoa morreram em uma enchente, em 1975, que inundou 80% de Recife.
A vítima mais recente foi encontrada na tarde desta quarta-feira, no local onde uma barreira deslizou na Vila dos Milagres, na Zona Oeste do Recife.
Os números deste ano fazem dessa, a maior tragédia do século 21, em Pernambuco. A maior da história continua sendo a enchente de maio de 1966, quando 175 pessoas perderam a vida.
Tanto na cheia de 1975, quanto no episódio de 1966, Recife foi atingida pelo transbordamento do Rio Capibaribe. Nos dois casos, segundo historiadores, a maioria das pessoas morreu por afogamento. Outras morarem por problemas cardíacos ou doenças adquiridas pela contaminação da água.
No caso de 2022, quase todas as vítimas morreram soterradas por deslizamento de barreiras, sendo mortes imediatas, o que torna a tragédia mais violenta.
De acordo com o Governo do Estado de Pernambuco, mais de 6 mil pessoas estão desabrigadas.