O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, de João Pessoa, lança amanhã (2), às 10h, a 20ª Campanha de Prevenção às Queimaduras Marcas que Ficam Para Sempre. A iniciativa tenta conscientizar a população para os cuidados com fogos de artifício e fogueiras, no período junino, principais causadores de acidentes.
Um levantamento realizado pelo setor de estatística do Hospital de Trauma mostrou que, ano passado, 18 pessoas deram entrada vítimas desse tipo de queimadura, somente no mês de junho. Em comparação a 2020, ano pandêmico, houve um aumento de 100%, quando deram entrada nove pacientes.
Segundo o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, mais de 30% dos atendimentos da UTQ são por fogos de artifícios ou fogueiras. “Em época junina, os acidentes com fogos e fogueiras tornam-se responsáveis por cerca de um terço dos atendimentos na Unidade de Queimados (UTQ). Por isso, por meio da nossa campanha, vamos tentar reduzir o número de pessoas queimadas e sensibilizar a população sobre os cuidados para evitar esses acidentes”, concluiu.
Em todo o ano de 2021, mais de 900 pessoas foram vítimas de queimaduras e os principais motivos foram: líquidos em alta temperatura (469), contato com o objeto em alta temperatura (149), por fogo (72), fogos de artifício (18), produto químico (28), eletricidade (nove), insolação (sete), caravelas (dois), entre outros.