A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) entrou ontem (12) com recurso junto ao Tribunal de Justiça da Paráiba (TJPB) para retomar a operação de abastecimento de água e serviço de esgoto no município de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. Em nota a companhia afirma que a cidade terá dificuldade de abastecimento, caso tente operar sem o sistema de irrigação da estatal.
Ontem também, o prefeito Emerson Panta (PP)havia anunciado a contratação da empresa Águas do Nordeste (ANE) para operar o sistema de água e esgoto da cidade. Segundo o gestor, a Cagepa passou mais de uma década sem fazer investimentos na cidade, onde apenas 4% dos moradores têm acesso a esgotamento sanitário. Além disso, vários distritos de Santa Rita nunca tiveram abastecimento de água, segundo Panta.
Em nota, a Cagepa disse que foi obrigada por decisão judicial a entregar a operação dos dos sistemas à prefeitura de Santa Rita, mas que o departamento jurídico já havia acionado do TJPB para reformar a decisão.
“A Cagepa reafirma seu compromisso junto à população de Santa Rita e reitera seu interesse em permanecer operando e investindo nos serviços em benefício do município, por entender que a cidade, que faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa, integra um contexto específico de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e que isoladamente vai ter dificuldades de se abastecer, gerando prejuízos à população”, diz outro trecho da nota.