A Secretaria da Saúde (SES) está ampliando a rede de coleta de leite humano no Estado, com a abertura de três novos postos de coleta. As unidades foram instaladas nas cidades de Catolé do Rocha, Monteiro e Piancó, no Sertão. Com isso, a Rede passa a funcionar com 21 Postos de Coleta de Leite Humano e seis Bancos de Leites Humanos, em todo estado.
Os postos são responsáveis por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além da captação de doadora para coleta de leite materno. O alimento é distribuído pelos bancos de leite humano para as unidades de leitos neonatais.
A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, lembrou que a iniciativa vem junto com o chamamento às mães voluntárias. “A abertura de mais três postos de coleta tem como objetivo o aumento de doadoras e, consequentemente, a disponibilidade de mais leite humano para salvar a vida de bebês internos em leitos de unidades neonatais”, afirmou.
A diretora geral do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, está apostando no aumento do estoque. “Levando em conta a necessidade de uma coleta maior, ganhar mais estas três unidades, significa mais leite coletado, mais especialistas nestes serviços e, também, a descentralização, já que favorecerão mais mulheres de outras regiões”, disse.
Novos Postos
O Posto de Catolé do Rocha funcionará no Hospital Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos, da 8ª Gerência Regional de Saúde (GRS), abrangendo 10 municípios, com 118 mil habitantes, realizando uma média mensal de 120 partos.
Em Monteiro, o posto de Coleta será no Hospital Regional Santa Filomena, da 5ª GRS, que abrange 16 municípios, com 100 mil habitantes, realizando uma média mensal de 120 partos.
Em Piancó, o posto funcionará no Hospital Regional Venceslau Lopes, da 7ª GRS, que integra 18 municípios, com 140 mil habitantes, realizando uma média mensal de 50 partos.