O senador Veneziano Vital do Rego, pré-candidato a governador da Paraíba, afirmou hoje que nenhum integrante do MDB pensa em aderir à reeleição do presidente Bolsonaro. Segundo ele, nenhuma liderança nacional sequer mencionou essa possibilidade.
A declaração de Veneziano veio um dia após ser noticiado pela imprensa nacional, que um levantamento interno feito entre os delegados eleitos nos diretórios estaduais do MDB, bancadas e prefeitos do partido, 70% defendem apoio à candidatuda de Bolsonaro. Isso coorreria caso o partido desista da candidatura própria, com a senadora Simone Tebet (MDB-MS).
O levantamento demonstra que, apesar de Lula ter uma forte interlocução com caciques do MDN no Nordeste, a exemplode Veneziano, o bolsonarismo é mais forte nas forças internas do partido, mais próximas ao alinhamento de centro, do que de esquerda.
Veneziano, no entanto, garantiu que essa possibilidade não tem sido tratada nas conversas do partido e que nenhum integrante da legenda teria ventilado essa ideia. “Eu ainda não vi o primeiro a se pronunciar. Não encontrei um único companheiro que pudesse ter essa posição, seria muito surpreendente, já que a história do MDB é de luta pela democracia”, afirmou.
Desde o momento que se lançou pré-candidato, Veneziano tem defendido com veemência no nomde Lula para presidente.