Contando com o brilho da dupla Bruno Henrique e Gabriel Barbosa, relembrando a temporada de 2019, o Flamengo derrotou a Universidad Católica (Chile) por 3 a 2, na noite desta quinta-feira (28), no estádio San Carlos de Apoquindo, para se manter na liderança do Grupo H da Copa Libertadores, com nove pontos.
O Flamengo começou o confronto em alta rotação, e não demorou a encontrar o primeiro gol. Aos sete minutos Bruno Henrique tabelou com João Gomes antes de tocar para Gabriel Barbosa, que bateu forte para abrir o placar. A equipe chilena chegou a ensaiar uma recuperação aos 15 minutos, quando Orellana finalizou e o lateral Isla acabou marcando contra.
Porém, o Rubro-Negro voltou a contar com a dupla Bruno Henrique e Gabriel Barbosa para chegar ao gol da vitória. Aos 34 Arrascaeta tocou para o camisa 27, que cruzou na medida para o camisa 9 marcar pela segunda vez no confronto.
Na segunda etapa a equipe da casa cresceu na partida, em especial após a saída de campo de Arrascaeta, Bruno Henrique e Everton Ribeiro, mas foi justamente um dos jogadores que entraram na segunda etapa que marcou o gol que confirmou a vitória do Flamengo: Lázaro. Já aos 39 o camisa 13 recebeu de Marinho e bateu muito forte para superar o goleiro Sebastián Pérez.
Aos 48 o Universidad Católica ainda marcou o segundo com Buonanotte, mas era tarde demais reagir.
Após a vitória na Libertadores, o time da Gávea direciona a atenção para a Copa do Brasil, onde pega o Altos no próximo domingo (1). Três dias depois o Rubro-Negro volta a atuar pela competição sul-americana, contra o Talleres (Argentina).
Racismo
A cena lamentável da noite ficou por conta de torcedores do Universidad, que fizeram gestos racistas contra os jogadores do Flamengo. Os chilenos também atiraram vários objetos na direção dos jogadores rubrunegros, sempre que eles se aproximavam da torcida adversária para uma cobrança de lateral ou escanteio. Nas redes cociais, o time carioca cobrou “medidas severas” da Conmebol.
Na noite desta quinta-feira, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, aconteceram cenas lamentáveis de racismo, lançamento de pedras, garrafas e sinalizadores (uma criança foi ferida) da torcida adversária em direção aos torcedores rubro-negros, … (@CONMEBOL) pic.twitter.com/Wi0aO8nGZj
— Flamengo (@Flamengo) April 29, 2022