Várias pessoas foram presas nas primeiras horas da manhã dessa terça-feira, no Jardim Treze de Maio, em João Pessoa, em uma operação realizada pela Polícia Federal, que ainda está nas ruas, denominada Operação Veios.
A ação é para prender líderes de um grupo criminoso que atua com o tráfico de drogas em vários estados do Nordeste, como foco no Rio Grande do Norte. Além da capital paraibana, a operação acontece nas cidades de Natal e Parnamirim, no Rio Grande do Norte e em Recife, Pernambuco.
A investigação foi iniciada em 2021 e apontou que os membros do grupos criminoso atuavam em diversos estados, com tráfico interestadual de drogas. Treze mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão foram expedidos. De acordo com a investigação, a organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais atuava principalmente na região metropolitana de Natal/RN, utilizando como base a comunidade de “Mãe Luiza”.
Para tentar driblar a polícia, a cúpula dessa quadrilha se instalou em João Pessoa, onde estava investindo o dinheiro do tráfico.
No Treze de Maio, uma residência que está ocupada há cerca de seis meses, segundo moradores, foi invadida pelos policiais, que prenderam um homem, duas mulheres e aprenderam um carro. No local, vizinhos disseram haver uma movimentação de material reciclável e a casa tem placa de aluguel. Esse seria um dos imóveis comprados pelos traficantes em João Pessoa.
O nome da operação é uma alusão à “Batalha de Veios”, na qual o Exército Romano realizou um cerco à cidade etrusca de Veios, com estratégias bem-sucedidas, que levaram Roma a vitória e conquista daquele território.