O sistema do Banco Pan foi invadido por hackers na noite da última quinta-feira (14) e os dados de milhares de clientes fora vazados. A instituição ainda apura o número de clientes que teve os dados expostos, mas garante que as informações que os bandidos obtiveram não são suficientes para aplicar golpes como compras indevidas em cartões de crédito.
O Banco Pan é um dos bancos digitais que mais tem emitido cartões de crédito no último ano, no Brasil, pela facilidade de aprovação do crédito e oferta de limites altos. Estima-se que o banco tenha cerca de 13 milhões de clientes no país.
O ataque de cibernético aconteceu na madrugada da quinta-feira. Foram expostos dados de clientes como nome, CPF, data de nascimento, número do cartão (de forma mascarada), fatura e limite de crédito, inclusive os que eventualmente estejam em débito. Conforme o banco, os hackers copiaram os dados dos clientes, mas não tiveram acesso às contas.
Em nota, o Banco Pan confirmou o ataque. Veja a nota:
“Detectamos recentemente uma fragilidade na plataforma de um fornecedor de tecnologia, utilizada na Central de Atendimento a clientes do segmento de cartões. Ativamos nossos protocolos de segurança, notificamos a empresa de software para imediata correção da vulnerabilidade e contratamos consultoria especializada independente para uma análise completa.
De acordo com a apuração em curso, já foi possível constatar que não houve comprometimento de conta corrente, indisponibilidade de sistema ou invasão à infraestrutura do Banco, tendo sido confirmado, no entanto, que a exploração da vulnerabilidade permitiu a cópia não autorizada de dados cadastrais, de limite disponível e saldo devedor, sem que tenham sido expostos dados completos de cartão, senhas ou qualquer dado que incorra em risco financeiro direto para o cliente.
Reforçamos que a segurança das informações é nossa prioridade e todas as autoridades competentes foram notificadas.”
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não prevê sanções específicas para vazamento de dados. Mas, caso o consumidor sofra algum dano como consequência do vazamento dos seus dados pessoais, ele pode acionar judicialmente a empresa responsável pelo tratamento para garantir uma reparação.
Especialistas aconselham os clientes a ficarem atentos aos surgimento de contratos ou empréstimos feitos em seu nome. Inicialmente se deve acionar o banco para uma solução amigável. Caso o problema não se resolva, deve-se acionar a Justiça.