O Governo da Paraíba vai inserir cirurgias ortopédicas no programa Opera Paraíba. Consideradas cirurgias de alta complexidade, as intervenções vão ser realizadas no Hospital de Trauma de João Pessoa, que passa a integrar a rede de hospitais do Opera Paraíba.
Nessa unidade, serão atendidos os pacientes da 1ª macrorregião de saúde. O Hospital de Clínicas, em Campina Grande, será a segunda unidade credenciada para essa especialidade, atendendo aos usuários do interior do Estado.
“Já começamos a realizar os procedimentos, de forma piloto, no Trauma de João Pessoa, com cirurgias de ombro, joelho e quadril. São intervenções complexas que, muitas vezes, precisam da colocação de próteses ou órteses, e observando essa demanda alta no estado, também vamos trabalhar para zerar a fila que existe”, explicou Adilson Júnior.
Atualmente, as especialidades oferecidas pelo programa são de cirurgia-geral, ginecologia, urologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.
Opera Paraíba é uma ferramenta lançada no ano passado, pelo Governo do Estado, para criar uma espécie de atalho na fila de esperas por cirurgias eletivas (aquelas que não são de urgência). Para ter acesso, o cidadão só precisa fazer um cadastro no site do programa que, a partir de então, já estará em uma fila específica para a cirurgia que precisa e para o hospital credenciado. É na verdade um sistema melhorado de marcação de cirurgias.
Clique aqui para acessar a página do programa ou tirar dúvidas.