Após participar de um jantar com Lula (PT) na noite de ontem, o senador Veneziano Vital (MDB) negou hoje pela manhã que exista um racha no partido, pelo fato de uma ala estar apoiando o petista e não a senadora Simone Tebet (MDB), pré-candidata à Presidência. O senador disse reconhecer a legitimidade de Tebet, mas disse que ela está fora da disputa da Presidência, que deve ficar mesmo entre Lula e Bolsonaro, segundo ele.
Em entrevista a uma TV fechada, Veneziano elogiou a colega, disse que a candidatura de Simone Tebet é legítima, que ela tem competência para o debate, mas que não tem força eleitoral para a disputa. “Não se trata de não reconhecer a qualificação da senadora, mas não somos ingênuos e todos sabemos que a realidade da disputa é Lula em primeiro lugar e o atual presidente Bolsonaro em segundo”, afirmou.
Veneziano comparou a pré-candidatura de Tebet às de Ciro Gomes (PTD), João Dória (PSDB-SP) e Eduardo Leite (PSDB-RS), como candidatos que, segundo ele, não têm realidade política que os coloque em condições de disputa ao Planalto.
Sobre o possível racha no MDB, Veneziano disse que a direção nacional do partido liberou os diretórios estaduais a apoiar outros candidatos, mesmo tendo candidatura própria ao Planalto.