A procura por cuidados com os animais de estimação levou o mercado de serviços para pets a um crescimento de 27% no faturamento, no primeiro trimestre de 2021. Foi o que revelou o levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB), que comparou o trimestre com o mesmo período do ano anterior. O faturamento é do setor de produtos, serviços e comércios, que chegou a R$ 51,7 bilhões no período. A movimentação deste segmento mostra um cenário otimista para o investimento de pequenas e médias empresas.
Três motivos para investir no setor
- Crescimento do cuidado com os animais
De acordo com União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), a procura por adoção de pets aumentou 400% durante os primeiros meses da pandemia. Essa nova demanda também gera a busca por diversos tipos de cuidados básicos com os animais, como banho, tosa – no caso dos cachorros -, hotéis para animais, cuidados médicos, recreativos e muitos outros serviços que podem ajudar na saúde e no bem-estar do bichinho.
- Faturamento do setor nos últimos anos
O mercado pet no Brasil faturou, em 2020, R$ 40,8 bilhões, ocupando o 3º lugar de país que mais movimenta o setor no mundo. E como já mostrado pelo IPB, boa parte dessa movimentação acontece a partir dos pequenos e médios negócios, que atendem às necessidades dos animais espalhados pelo país. Com isso, investir em produtos e serviços para a comunidade pet se tornou um bom negócio para o empreendedor.
- Oportunidades para pequenos empreendedores
A alta demanda de cuidados e serviços não são supridas pelas grandes varejistas, desta forma, o pequeno empreendedor ganha destaque para atender o que o animal e o seu tutor precisam. De acordo com um levantamento do Sebrae em 2021, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no mercado pet cresceu 46% no segundo semestre do ano passado. Só o setor de PMEs cresceu 39% no mesmo período, alcançando 80 mil empresas pelo país.