Começa hoje a fase de grupos da Copa Libertadores da América 2022, principal competição de futebol do continente. Dois times brasileiros estreiam hoje: o Athletico Paranaense, que enfrenta o Caracas, na Venezuela e o Flamengo, apontado como um dos favoritos ao título, que tem jogo marcado contra o Sporting Cristal, em Lima, no Peru. Em um grupo considerado fraco pelos analistas, o rubronegro carioca é cobrado por um desempenho que não ameace a classificação em primeiro lugar, ainda mais após o resultado ruim do descreditado campeonato carioca.
Mas, além das cobranças internas, o Flamengo já começa a competição enfretando problemas extra-campo. O elenco está na cidade de Lima desde ontem e, hoje, o Governo do Peru decretou estado de emergência e está pedindo que a Comebol adie o jogo. Ontem à noite, o presidente peruano Pedro Castillo, fez um pronunciamento e determinou toque de recolher, que já teve início na madrugada e se estenderá até o último minuto de terça-feira.
A medida é decorrente dos intensos protestos contra a alta dos preços dos combustíveis e fertilizantes que vêm causando transtornos no país. Em seguida, o ministro da Justiça afirmou que a partida marcada para o Estádio Nacional terá de ser adiada. Caso isso aconteça, o Flamengo terá que voltar ao Brasil onde, no sábado, faz sua estreia no Campeonato Brasileiro. A semana que poderia ser de treino ou jogo, vai se resumir a viagens e reacomodações em estadia.
Já pelo lado do Athletico Paranaense, do normal na Venezuela e os atleticanos vão dar o pontapé inicial. O jogo é às 19h15, no estádio Olímpico de La UCV. O time principal do Furacão realizou seis confrontos na temporada, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe acabou com o vice da Recopa Sul-Americana frente ao Palmeiras e foi eliminada pelo Coritiba na semifinal do Campeonato Paranaense.