O Palmeiras não encontrou dificuldade para reverter a vantagem que o São Paulo havia construído no primeiro jogo da final e ficou com o título do Campeonato Paulista 2022. O tricolor havia vencido por 3 a 1 o jogo de ida e podia perder até por um gol de diferença que seria campeão. Mas, em menos de 30 minutos o Palmeiras fez 3 a 0, dominuo o jogo e fez o quarto gol na etapa final, podendo ter feito até mais gols.
O 24º título paulista veio com gosto especial para os palmeirenses, pela forma como for conquistado: revertendo uma desvantagem no placar contra um adversário tradicional, aplicando uma goleada e fazendo o melhor jogo da temporada até o momento, na avaliação da comissão técnica.
Bola da vez entre críticos e torcedores, o técnico Abel Ferreira virou referência quando o assunto é liderar um trabalho bem sucedido no futebol brasileiro. O estilo, as variações táticas, o comportamento na beira do gramado até podem ser debatidos. Mas os números, não. Nem a capacidade decisiva que esse time criou nos últimos anos.
Já para os sãopaulinos, ficou a frustração de ter colocado uma mão na taça, na primeira partida e, no jogo de volta, simplesmente não conseguir jogar. O São Paulo até que tentou encurralar o Palmeiras nos primeiros dez minutos de jogo, mas se acomodou com a vantagem do placar agregado, cedeu espaço para o alviverde e pagou caro por isso. Mesmo assim, o técnico Rogério Ceni eligou os jogadores e disse que o foco agora é o Campeonato Brasileiro.